Início

Informação Geográfica em Portugal: da produção à partilha

Realizou-se no Porto no dia 4 de julho de 2019 o IV Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG 2019).

O ENiiG 2019 contou com a presença de 311 profissionais provenientes da administração pública central e local, da academia, do setor privado, de associações profissionais e da sociedade civil.

A edição 2019 do ENiiG teve um carácter transversal e abordou assuntos relacionados com a produção de informação geográfica e a forma como esta pode ser disponibilizada aos utilizadores em infraestruturas de informação geográfica.

Foi apresentado publicamente o novo geoportal do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). O novo SNIG apresenta um design mais moderno e oferece um conjunto de funcionalidades que permitem que o processo de pesquisa e visualização da informação geográfica nacional decorra de forma mais interativa e objetiva.

O novo geoportal do SNIG permite o acesso ao Registo Nacional de Dados Geográficos (RNDG), que é o catálogo de metadados dos conjuntos de dados geográficos e de cartografia topográfica e temática, oficial ou homologada, do território ou águas sobre jurisdição nacional, produzidos ou mantidos por autoridades públicas.

No domínio das infraestruturas de informação geográfica temática foram também apresentados os últimos desenvolvimentos tecnológicos do Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT) e do Sistema Nacional de Informação de Ambiente (SNIAmb).

A relação da Administração Pública Local com o SNIG foi também debatida com a realização de uma mesa redonda que abordou as estratégias que devem ser adotadas no sentido de garantir um maior envolvimento dos municípios com SNIG, nomeadamente através do Grupo de Trabalho SNIG Local, recentemente criado pelo Conselho de Orientação do SNIG.

Foram ainda realizadas apresentações sobre o novo enquadramento legal que estabelece os princípios e as normas a que deve obedecer a produção cartográfica e as novas especificações técnicas para a cartografia topográfica nacional.

Nesta edição do ENiiG foi também apresentada a nova cobertura de ortofotos de Portugal continental, produzida a partir da cobertura aerofotográfica digital de 2018 adquirida pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P. e financiada pelo Fundo Florestal Permanente.

Apresentações

Fotografias