Início

O 1º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG 2016) decorreu de 8 a 9 de novembro de 2016 no Auditório da Policia Judiciária em Lisboa, tendo contado com uma elevada adesão da comunidade nacional (261 participantes).

O ENiiG 2016 foi organizado pela Direção-Geral do Território (DGT) em estreita articulação com o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), com uma Comissão Científica composta por 24 membros, e em colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

O formato do ENiiG 2016 consistiu em seis sessões temáticas (e.g. democratização do acesso à informação geográfica, políticas públicas, modernização administrativa, novos paradigmas e tendências de informação geográfica, interoperabilidade e soluções tecnológicas) e numa sessão de apresentações e debate dedicada às  infraestruturas de informação geográfica na Administração Pública Regional e Local. O encontro contemplou 26 apresentações realizadas por oradores convidados.

A cerimónia de abertura do ENiiG contou com a participação do Sr. Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e a sessão de encerramento com a Sra. Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

O próximo ENiiG decorrerá em 2017.