Divulgação

Vai realizar-se nos dias 8 e 9 de novembro de 2016 o "1º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG 2016)".

O ENIIG 2016 é organizado pela Direção-Geral do Território (DGT) em estreita articulação com o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), com uma Comissão Científica composta por 24 membros, e em colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

O ENIIG será um espaço de divulgação, partilha de experiências e conhecimento, reflexão e debate sobre a criação, articulação e utilização de infraestruturas de informação geográfica (IIG) nacionais, regionais, locais e temáticas. O ENIIG focar-se-á nos principais desafios técnicos, políticos e legais associados ao desenvolvimento de IIG, nomeadamente os definidos no diploma legal que transpõe para o direito nacional a Diretiva INSPIRE da União Europeia (DL n.º 180/2009, de 07 de agosto, atualizado pelo DL n.º 84/2015, de 21 de maio).

Pretende-se que o ENIIG contribua para a concretização e implementação do SNIG2020, promovendo a democratização do acesso à informação geográfica.

Os principais destinatários deste encontro são os produtores e utilizadores de informação geográfica, de âmbito nacional, regional e local, bem como a comunidade académica e científica que desenvolve trabalho em temáticas relacionadas com IIG e informação geográfica.

Os conteúdos do ENIIG incluem temas associados às componentes de implementação das IIG (e.g. criação e adaptação de modelos de dados, tecnologias e software, políticas de dados), à utilização de informação geográfica na definição e implementação de políticas públicas e ao desenvolvimento de IIG a diferentes níveis territoriais (nacional, regional e local) e para diferentes temáticas. O encontro deverá permitir também estabelecer a ponte com o sector da modernização administrativa, eGoverno e economia digital e garantir a reflexão sobre as novas tendências e paradigmas no domínio da informação geográfica.

O formato do ENIIG 2016 consiste em sessões temáticas com apresentações de oradores convidados, estando ainda previstas sessões de debate para alguns dos temas abordados.

A participação no ENIIG 2016 é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e sujeita a confirmação.  A inscrição está aberta de 7 a 14 de outubro. A confirmação da inscrição será comunicada oportunamente pela DGT, a qual depende do número de inscritos e da capacidade da sala.