Início

ENIIG 2022 - 16 dezembro 2022

Tema: Cartografia topográfica – da normativa à prática

O Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG) é um evento anual organizado pela Direção-Geral do Território (DGT). Este evento decorre desde 2016, debruça-se sobre temáticas relacionadas com a informação geográfica, e tem adotado diferentes formatos ao longo dos anos.

A edição de 2022 (ENIIG 2022) decorrerá na manhã de 16 de dezembro no auditório da DGT e será dedicada exclusivamente à cartografia topográfica oficial e homologada, que compreende a cartografia de finalidade múltipla que representa os acidentes naturais e artificiais existentes no território. Esta cartografia é utilizada para diversos fins, dos quais se podem destacar o suporte às políticas e atividades públicas a nível nacional e local e o apoio ao desenvolvimento de projetos e estudos de todos os setores socioeconómicos.

A DGT publicou em 2019 novas normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica vetorial e de imagem, modelo CartTop, através do Aviso n.º 11918/2019 do Diário da República de 24 de julho. Para fins de utilização pública, a cartografia produzida por entidades, que não os organismos e serviços públicos legalmente competentes, encontra -se sujeita ao cumprimento destas normas e à sua homologação por parte da DGT. Os procedimentos de homologação foram também objeto de reformulação em 2019.

No ENiiG 2022 pretende realizar-se um ponto de situação da utilização do modelo CartTop em Portugal, na perspetiva da DGT, enquanto entidade responsável pela elaboração deste modelo e pela Homologação da cartografia, das empresas produtoras, enquanto entidades responsáveis pela aplicação destas especificações técnicas na produção de dados cartográficos, e dos utilizadores, na perspetiva de quem explora a informação obtida com o modelo CartTop. Neste evento será também divulgado o plano da DGT para a aquisição integral de cartografia topográfica para Portugal Continental.

A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.