Sandra Resende

Licenciada em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Gestão de Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (em colaboração com a Universidade de Sheffield).

Iniciou a sua atividade profissional em 1999 na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, onde exerceu funções no Gabinete de Cartografia, Cadastro e Topografia até 2001. Durante esse período participou na criação do Sistema Municipal de Informação Geográfica do concelho de Santa Maria da Feira, que incluiu a estruturação e implementação do modelo de dados SIG para os temas: Rede viária, Rede Educativa, Rede Desportiva, Património Municipal, Habitação Social e PDM. Ainda durante este período, a aquisição de dois recetores de GPS de dupla frequência veio contribuir para um maior rigor no posicionamento e georreferenciação dos levantamentos topográficos realizados pelos serviços municipais. Como estes equipamentos usavam rádio como meio de comunicação em tempo-real, participou no planeamento e implementação de uma rede de estações GPS espalhadas pelo município, com acesso fácil e direto, com vista a obter o alcance do rádio em qualquer parte do concelho.

Em 2002 ingressa nos quadros do município como Técnica Superior, no Gabinete de Informação Geográfica, onde continuou o seu trabalho no desenvolvimento e implementação do SIG municipal, em várias temáticas.

Em 2004, com a aquisição de nova cartografia digital à escala 1/1.000, liderou o processo de estruturação do modelo de dados SIG que viria a incluir essa cartografia, bem como a tipificação e implementação o processo de atualização cartográfica, com base em todos os levantamentos topográficos realizados pelos serviços. Paralelamente, fez parte da equipa municipal que implementou uma nova plataforma de gestão urbanística, o Nortear, que passou a tramitar os processos urbanísticos totalmente em digital e cujos fluxos de trabalho incluíram a integração com o SIG ao nível da inserção de informação dos processos urbanísticos, do cadastro de proprietários, destaques de parcelas, números de polícia, entre outros.

Em 2007 assume a coordenação da Divisão de Informação Geográfica, e fica responsável pelo Gabinete de Informação Geográfica e Gabinete de Cartografia, Topografia e Cadastro. Nessa altura o município decide implementar o Portal de Serviços de Informação Geográfica, o Mirante, onde foi responsável pelo estudo da solução pretendida, em colaboração com a equipa informática de apoio ao projeto. O objetivo desta plataforma foi a democratização da Informação Geográfica pelos vários departamentos do município, os cidadãos e entidades externas, criando novos canais de informação para permitir de uma forma simples disseminar a informação por todos os interessados.

Em 2010 a Câmara Municipal adotou o Sistema de Referencia ETRS89/PT-TM06, tendo liderado o processo de migração das bases de dados geográficas existentes de Datum 73 para ETRS89/PT-TM06.

Durante os anos letivos de 2009/2010 e 2010/2011, paralelemente às funções na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, acumulou funções como docente do Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Informação Geográfica, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro. Neste contexto, lecionou as disciplinas de Cadastro Predial, Controlo da Qualidade da Informação Geográfica, Cartografia Digital e Sistemas Globais de Posicionamento.

Em 2012 é nomeada Chefe do Gabinete Municipal de Informação Geográfica, cargo que exerce até 2013, altura em que assume a coordenação do Sistema Municipal de Informação Geográfica. Durante esta fase, liderou o processo da obrigatoriedade da entrega de ficheiros digitais georreferenciados na instrução de processos urbanísticos e acompanhou a criação de uma rede topográfica de apoio aos gabinetes técnicos de arquitetura e engenharia que trabalham no concelho de Santa Maria da Feira.

Em Outubro de 2018, devido a uma restruturação dos serviços, é nomeada Chefe do Gabinete de Informação Geográfica.