Maria João Bessa

Licenciada em Geografia e Planeamento Regional, mestre em Gestão do Território e neste momento doutoranda em Geografia e Planeamento Territorial na FCSH/UNL e investigadora no CICS.NOVA. Com experiência profissional em Deteção Remota, SIG/IIG, Fotogrametria Digital, Ordenamento do Território e Urbanismo, Inventário e Cadastro Predial, Gestão de Projetos e Gestão de Qualidade.

Exerceu os seguintes cargos e funções: Estagiária de Investigação no Centro Nacional de Informação Geográfica (1989/94); Técnica Superior na Câmara Municipal de Oeiras (desde 1994); Chefe da Divisão de Informação Geográfica na empresa Municípia, EIM (2000/08); Subdiretora-Geral do Instituto Geográfico Português (2010/12); coordenadora do Gabinete de SIG da Câmara Municipal de Oeiras (2013/14); Coordenadora da Unidade de Cartografia e Cadastro (desde 2018).

Representou a Associação Nacional de Municípios Portugueses no Conselho de Orientação do SNIG (CO-SNIG), no Grupo de Trabalho de Monitorização e Reporte (GT M&R) e nos Grupos de Trabalho Temáticos INSPIRE (2014/17).