Ana Santos

Ana Santos é licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1985) e Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2008). Integrou o INE em 1985, na equipa responsável pela produção da cartografia dos Censos 91. Desde 1999 é responsável pelo Serviço de Georreferenciação do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do Instituto Nacional de Estatística, IP (INE).  O seu percurso profissional tem-se desenvolvido no domínio da cartografia censitária e na construção e gestão da Infraestrutura de Informação Geográfica de suporte ao processo de produção estatística.

Ana Santos é membro do Steering Committee do European Forum for Geography and Statistics (EFGS) e do Global Forum for Geography and Statistics (GFGS). Tem representado o INE em diversos grupos de trabalho do ESS relacionados com a integração de informação geográfica e estatística, dos quais se destacam o Working Group "Integration of statistical and geospatial information". Coordena a implementação da diretiva INSIPRE no INE e participa em diversos grupos de trabalho liderados pela DGT neste âmbito.

Ao longo da carreira profissional apresentou diversas comunicações em Conferências e Seminários Nacionais e Internacionais. Participou em diversas ações de cooperação na área das Infraestruturas de Informação Geográfica, ao abrigo do Programa de Capacitação dos Sistemas Estatísticos Nacionais dos Países de Língua Portuguesa. 

Foi professora assistente convidada no Curso “Geografia e Planeamento Regional” da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), nos  anos letivos 1990/1991 a 2005/2006.