Início

ENIIG 2020

Tendências futuras na gestão e processamento da informação geográfica

O Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG) é um evento anual focado nas Infraestruturas de Informação Geográfica organizado pela DGT desde 2016 e que desde então tem adotado diferentes formatos.

A edição de 2020 realizar-se-á online na manhã de 17 de dezembro (9:30 – 13:00)  e incidirá sobre as tendências futuras na gestão e processamento da informação geográfica, tendo por base o documento Future Trends in geospatial information management: the five to ten year vision do United Nations Committee of Experts on Global Geospatial Information Management (UNGGIM).

Os próximos cinco a dez anos registarão desenvolvimentos significativos na maturidade e aplicação de tecnologias já bem estabelecidas em toda a indústria geoespacial. Entre outras, a Inteligência Artificial, a tecnologia de sensores e a Internet das Coisas mudarão drasticamente a maneira como os dados são recolhidos, processados e disponibilizados.

O documento fornece uma visão consensual dos desenvolvimentos e direções futuras na gestão e processamento da informação geográfica na próxima década. Para além de uma análise de alto nível aos principais fatores e tendências associados à informação geográfica a nível global que podem ter maior impacto na indústria geoespacial nos próximos cinco a dez anos, o relatório identifica as cinco forças principais responsáveis pela mudança no setor, nomeadamente: os avanços tecnológicos, o surgimento de novas fontes de dados, as mudanças nos requisitos do utilizador, as alterações na indústria e no ambiente político e legislativo.

 Assim, tendo este documento como ponto de partida para o evento, o programa do ENIIG2020 contempla quatro sessões:

  • apresentação do documento Future Trends in geospatial information management: the five to ten year vision do UNGGIM;
  • mesa redonda centrada na discussão das tendências futuras na aquisição, processamento e disponibilização da informação geográfica;
  • apresentações curtas de iniciativas e aplicações inovadoras envolvendo exploração de informação geográfica;
  • mesa redonda de reflexão sobre a evolução do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) à luz dos conteúdos apresentados e da discussão decorrida anteriormente.

Tal como as edições anteriores, o ENIIG 2020 pretende promover a partilha de conhecimento e debate de ideias por parte de todos os que em Portugal, no âmbito da suas atividades profissionais, utilizam e gerem infraestruturas de informação geográfica.

A participação no ENIIG 2020 é gratuita para todos os interessados mas sujeita a uma inscrição prévia limitada à capacidade máxima - já atingida - da plataforma tecnológica onde decorrerá o evento.