Ana Santos

Ana Santos é licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior Técnico.

Em 1985 ingressou no Instituto Nacional de Estatística (INE) integrando a equipa responsável pela execução da cartografia de suporte dos Censos 91. Dirige desde 1999 o Serviço de Georreferenciação no Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação, responsável pelo desenvolvimento da Infraestrutura de Informação Geográfica de suporte à atividade estatística.

Representa o INE no WG Geographical information systems for statistics e é gestora dos projetos ESSnet GEOSTAT  1A, 1B, GEOSTAT 2 e Merging Statistics and Geospatial Information (MSGI) 2014.  É membro do Steering Committee do European Forum for Geography and Statistics (EFGS).

Representa o INE no Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), na Rede de Pontos Focais INSPIRE Core, no Grupo Transversal (GTI-TR) e no Grupo de Trabalho de Monitorização e Elaboração de Relatórios do CO-SNIG (GTI-M&R).