Início

Decorrerá no próximo dia 17 de novembro o 2º Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG 2017).

A edição 2017 deste evento terá um formato diferente do utilizado na primeira edição. Em resposta a diversas solicitações da comunidade de utilizadores de informação geográfica, foi decidido dar a este evento um carácter mais prático centrado na transformação e disponibilização de informação geográfica e nas funcionalidades de infraestruturas de informação geográficas temáticas existentes em Portugal.

O programa do ENiiG 2017 contempla a realização de três workshops sobre as seguintes infraestruturas de informação geográfica temáticas - Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT), Sistema Nacional de Informação do Ambiente (SNIAmb) e Sistema Nacional de Informação do Mar (SNIMar).

O evento terá uma sala dedicada a workshops sobre metadados e harmonização de conjuntos de dados geográficos, que serão ministrados por técnicos envolvidos no desenvolvimento da Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores - IDEiA.

O ENiiG 2017 terá um workshop organizado pelo OSGeo-PT sobre tecnologia Open Source nas infraestruturas de informação geográfica. Serão realizados também dois workshops sobre transformação e disponibilização de conjuntos de dados geográficos com duas tecnologias open source desenvolvidas pelas empresas Wetransform e GeoSolutions.

O ENIIG 2017 pretende ser um local de partilha de conhecimento e debate de ideias por parte de todos os que em Portugal, no âmbito da suas atividades profissionais, utilizam e gerem infraestruturas de informação geográfica.

A participação no ENIIG 2017 é gratuita para todos os interessados mas sujeita a uma inscrição prévia através do formulário online.