Início

ENIIG 2021 - 16 dezembro 2021

Gestão e exploração de informação geográfica adquirida com tecnologia LiDAR

O Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENIIG) é um evento anual organizado pela Direção-Geral do Território (DGT).

Este evento decorre desde 2016, debruça-se sobre temáticas relacionadas com a informação geográfica e tem adotado diferentes formatos ao longo dos anos.

A edição de 2021 (ENIIG 2021) decorrerá online na manhã de 16 de dezembro e será dedicada exclusivamente à apresentação de projetos relacionados com a gestão e a exploração de informação adquirida com tecnologia LiDAR. Serão apresentados vários projetos que utilizam dados LIDAR e que confirmam a diversidade de aplicações em que esta informação pode ser utilizada.

Nesta edição do ENiiG será apresentado o projeto do levantamento LiDAR que se pretende realizar nos próximos anos para o território de Portugal continental e será também apresentado o ponto de situação neste domínio em Espanha, com a apresentação do projeto LiDAR que está a ser desenvolvido neste país ao longo dos últimos anos.

A informação adquirida com tecnologia LiDAR é já utilizada de forma generalizada em múltiplos setores de atividade. Considerando a versatilidade dos dados LiDAR, no ENiiG 2021 serão apresentados, entre outros, projetos que utilizam esta tecnologia para a deteção de sítios arqueológicos, para a gestão urbanística, para o levantamento cartográfico de infraestruturas, para a gestão das florestas e para definição de áreas inundáveis.

 

A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.